A Prefeitura de Patos está intensificando os trabalhos no lixão, a fim de conter o foco de incêndio que surgiu na tarde do domingo (26). As ações estão sendo executadas pela força-tarefa formada pela Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Agricultura.

Monella Rodrigues, secretária de Meio Ambiente, esteve no local e informou que o fogo já está sob controle. “A fumaça será amenizada conforme o entulho vai sendo colocado, e isso já está sendo feito. E para evitar outros focos, nós iremos aumentar as ilhas de lixo, para que caso aconteça um novo foco de incêndio, tenhamos condições de impedir que esse fogo se espalhe para o lixão inteiro”.

Além disso, a secretária esclareceu que as barreiras estão sendo ampliadas para que o vento incida com menor intensidade no fogo, evitando o aumento das chamas. Manoella disse ainda que a gestão municipal está buscando soluções para resolver a questão do lixão de Patos, e garantiu que essa problemática será solucionada ainda na gestão atual.

O secretário de Agricultura, Ferré Maxixe, também esteve no lixão para acompanhar os trabalhos da força-tarefa. Ele detalhou que o prefeito Nabor Wanderley está atento à situação, e ordenou que as máquinas estejam dando prioridade ao combate do incêndio no lixão.

Para realizar a contenção do incêndio o município está disponibilizando máquinas como patrol, caçambas, caminhões pipas, tratores de esteira, retroescavadeiras, dentre outras. O corpo de bombeiros de Patos também está dando apoio aos trabalhos.

Fonte: Blog do Dércio