A Rede Municipal de Ensino recebeu o retorno presencial de cerca de 10 mil estudantes nesta quarta-feira (22). São estudantes do 6° e 7° anos do Ensino Fundamental e dos ciclos III é IV da EJA, grupo que compõe a quinta etapa do planejamento para retorno presencial após um ano e meio de ensino remoto. O momento foi acompanhado pelo prefeito Cícero Lucena na Escola Chico Xavier, no Jardim Oceania.

“Graças a Deus e ao planejamento feito pela Educação estamos tendo um retorno bastante tranquilo e mantendo padrão de higienização e protocolos sanitários. Temos avançado com segurança e agora com um reforço, que é a vacinação dos adolescentes, algo que sempre defendi. Esperamos até o final de setembro poder concluir a faixa 12+”, afirmou Cícero Lucena.

Com a nova etapa, a Secretaria Municipal de Educação (Sedec) contabiliza 52 mil alunos em sala de aula, o que representa 71% dos alunos das escolas que retornaram.

Outras 43 unidades seguem oferecendo apenas aulas remotas devido às reformas que estão sendo realizadas nos prédios.

Para o Ensino Fundamental, o atendimento educacional semanal foi organizado com atividades pedagógicas presenciais e remotas. As segundas, quartas e sextas-feiras destinam-se ao atendimento presencial com quatro horas diárias para cada turno escolar, de modo que, por semanas alternadas, os dois grupos, A e B, possam estar presencialmente com seus professores.

Para os anos iniciais, especificamente nesses dias, deverão ser incluídas uma aula de Arte e outra de Educação Física, ambas com duração de 50 minutos para todas as turmas. As terças e quintas-feiras ficam reservadas para as aulas remotas e higienização dos espaços das unidades de ensino.

De acordo com a secretária da Sedec, América Castro, a alternância em grupos é necessária para garantir o distanciamento entre os estudantes. Além disso, estão sendo aplicadas medidas sanitárias e a realização de testagem por amostragem. “Estipulamos uma diferença de 15 dias entre cada etapa para podermos fazer esta testagem de alunos e professores. Isso vai continuar sendo feito”, explicou.

Cada unidade escolar conta com um comitê que acompanha as ações no retorno. O objetivo é garantir tranquilidade e segurança na retomada.

Flávio Slam, aluno do 6° ano, estava feliz em poder voltar à escola. “Estava há muito tempo em casa e é bom encontrar todo mundo de novo: os professores, os mais amigos. A gente aprende melhor na escola”, avaliou.

A retomada foi marcada por solenidade com hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal e pela entoação do hino brasileiro.

Semana da árvore – O prefeito ainda participou do plantio de duas mudas de Pau Brasil na Escola Chico Xavier. A ação acontece na semana em que se comemorou o Dia da Árvore (20 de setembro). Em alusão à data, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente tem realizado uma programação especial.

Nesta quinta (22) será feito o plantio de 30 mudas de coqueiros no Bessa às 7h30. Às 14h serão colocadas placas indicativas de Área de Preservação Permanente (APP) e plantio de 15 mudas de Pau Brasil, ipês e algodão da praia no Bairro dos Estados. Já na sexta (24), às 9h, haverá o plantio de cinco mudas de Pau Brasil e ipês no conjunto Vieira Diniz.

Calendário de retorno presencial das aulas

08/09 – 1° e 2° anos do Ensino Fundamental e ciclos I e II da EJA

15/09 – 3° ao 5° anos do Ensino Fundamental

22/09 – 6° e 7° anos do Ensino Fundamental e ciclos III e IV do EJA

29/09 – 8° e 9° anos do Ensino Fundamental e Creis (2 anos e berçário)

Semanas alternadas

Creis

1° semana – grupo A

2° semana – grupo B

Pré-escola, anos iniciais e finais e EJA

1ª Semana

Grupo A: segundas, quartas e sextas (presencial); terças e quintas (remoto)

2ª Semana

Grupo B: segundas, quartas e sextas (presencial); terças e quintas (remoto)

Fonte: Blog do Dércio