O governador da Paraíba, João Azevêdo, declarou que irá se reunir com equipes da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) para decidirem se vão recorrer da decisão judicial que autorizou a abertura das academias e escolinhas de esporte em João Pessoa.

“Decisão judicial não se acha isso ou aquilo, ela se cumpre. Foi tomada a decisão e cabe ao estado se vai recorrer ao não. Ainda hoje vou me reunir com a equipe e discutir se vamos recorrer”, afirmou Azevêdo em entrevista nesta segunda-feira (07).

O gestor estadual destacou que as decisões estabelecidas por ele não tem cunho pessoal contra os municípios e são baseadas nos dados da Secretaria de Saúde sobre a pandemia na Paraíba e em outros órgãos de controle sanitário.

“É importante entender que em um fato como esse as vezes as coisas são colocadas como disputa entre estados e municípios, o que não é, é uma questão de visão técnica do que precisa ser colocado. Na verdade, imaginar que alguém venceu ou perdeu é diminuir o problema”, apontou o governador.

O chefe do Executivo paraibano negou as especulações sobre racha político com o prefeito Cícero Lucena.  “Isso é uma discussão sobre considerações técnicas a respeito de um momento da pandemia aqui, eu não associo e nem poderia de forma alguma associar uma ação dessa com questão política, ou relações políticas. Não cabe isso”, ponderou João Azevêdo, que se mostrou preocupado com os números alarmantes da Covid-19 no Estado. Segundo ele, a situação da disponibilização de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em João Pessoa é crítica. A taxa de transmissão do coronavírus também é bastante alta na Capital.

“Nós estamos com mais de 80% dos leitos ocupados, filas de UTI de leitos para serem ocupados e é isso que me preocupa. A mim como governador cabe e compete tomar as medidas necessárias. Se a Justiça entendeu que determinado segmento deve abrir, deve ter tido os seus motivos, argumentos e decisões técnicas, com certeza não são as minhas”, ressaltou.

“O que me preocupa hoje é que João Pessoa, mesmo na nossa região tendo uma ocupação de 80% dos leitos e muita gente quando fala e pensa que esses 20% é um número gigantesco de margem de segurança e não é, pelo número de leitos. Além disso, tem uma taxa de transmissão de 1.32. Em João Pessoa, hoje, a cada 100 pessoas contaminadas, estão contaminando 132 outras e é isso que me preocupa. Não basta levar em consideração apenas a ocupação de leitos, são vários os elementos para gente tomar uma decisão”, completou o governador.

Fonte: Blog do Dércio